quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Santos Vicente, Sabina e Cristeta - três mártires irmãos



Hoje trago-vos a maravilhosa representação de três santos, cujo martírio foi conjunto.

Vicente, Sabina e Cristeta seriam três irmãos. A tradição da sua lenda fixou-se em Ávila, local onde vieram a conhecer o martírio. Terão chegado a esta cidade por volta do século IV fugindo às perseguiçoes feitas aos cristãos. Ainda que de forma muito controversa são considerados de origem portuguesa, sendo que o que existe de documental refere-os como naturais de Ebura, que poderá ser Évora, mas também Ebura de Carpentania sendo este apontado como o local mais provável. Aparte a sua origem, Vicente foi preso e interrogado, seguindo o rito natural costumado. Foi conduzido ao templo e obrigado a incensar a estátua de Jupiter, que terá recusado. 
A sua lenda conta ainda que, ao entrar no templo o chao debaixo dos seus pés ficou macio como cera ficando impressos os seus pés e o báculo que usava para caminhar. Os sacerdotes, ao presenciarem isto e achando mau augurio mentiram ao pretor dizendo que Vicente havia pedido três dias de reflexão para decidir se rendia homenagem a jupiter ou não. Encarcerado de novo, foi visitado por suas irmãs, Sabina e Cristeta, que lhe suplicaram que fugisse com elas. O santo, ofendido, respondeu que fugir do martírio era covardia, mas deixou-se convencer quando as irmãs lhe disseram que ficariam sós e desamparadas no mundo. Com ajuda dos carcereiros, conseguiram chegar até Ávila onde os homens do pretor os capturaram e fizeram martirizar; foram despidos das suas vestes, arrastados pelos cabelos, colocados no cavalo de tortura para que os seus membros fossem destroçados, perecendo finalmente com os crânios esmagados sob uma laje. Podemos ver ainda na representação dois anjos que segurando um lençol juntos fazem a elevatio animae, a subida da alma dos mártires ao céu onde se pode ver a Dextra, a mão de Deus que parece abençoar o ocorrido.
Era o ano de 306.

Cenotáfio dos irmãos Mártires - detalhe do martírio, século XII, Basílica dos Santos Irmãos Mártires Vicente, Sabina e Cristeta, Ávila.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim