quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Iconografia dos Santos - Santa Luzia




Santa Luzia: Virgem e mártir

História e tradição: Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa. Apesar de ser cristã, a sua mãe, Eutiquia, decidiu dá-la em matrimónio a um jovem pagão. No entanto, Luzia havia consagrado a sua virgindade a Deus e rezava para que sua mãe esquecesse e desfizesse o noivado. Por essa altura, Eutiquia adoeceu e por tal razão foi em peregrinação juntamente com Luzia a Catania para orar pela sua cura junto do túmulo de Santa Águeda. Nesse espaço de tempo, Luzia adormeceu e Santa Águeda apareceu-lhe em sonhos dizendo que a mãe ficaria curada e que deveriam distribuir
os bens pelos pobres. Quando acordou, Luzia contou à mãe a revelação que teve e que junto, com os bens, devia doar o dote de casamento, pois havia feito voto de castidade perpétua a Deus. O noivo, ao saber do ocorrido denunciou-a ao prefeito, Pascasio, que ao chamá-la à sua presença lhe ordenou que adorasse os deuses de Roma. Perante a sua recusa mandou que a levassem a prostíbulo para que o seu corpo fosse profanado. Contudo nem os soldados nem as parelhas de bois foram capazes de movê-la do lugar onde estava. Fizeram então uma fogueira em volta do seu corpo, mas as chamas não lhe tocaram e ela saiu ilesa. Como parte do martírio, um dos soldados aproximou-se dela e arrancou-lhe os seus dois olhos e colocou-os num prato que lhe entregou. Conta a lenda que nesse momento os seus olhos foram restituídos por outros ainda mais belos. Por fim morreu decapitada pela espada, no ano de 304.

Festa litúrgica: 13 de Dezembro e é patrona dos oftalmologistas e das doenças da visão.

Atributos iconográficos: Prato com os olhos - atributo pessoal associado ao martírio, a palma que levam todos os santos mártires. Pode ainda ser representada com a espada e a coroa da vitória.

Palma IL Giovane - Santa Lucia

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim