Nas fontes, o banho de Betsabé ou Betsabé no banho é referido no Antigo Testamento:
- 2 Samuel 11:2-4 "Um dia, após o almoço, David levantou-se depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio real. Do terraço avistou uma mulher que se banhava. E notou que era uma mulher muito bonita. David desejou saber quem era aquela mulher. Ao que lhe informaram: “O nome dela é Bat-Shéva, Bate-Seba, filha de Eliah e esposa de Urias, teu servo hitita."
Esta iconografia aparece sempre associada à do rei David, que envia Uriah, o hitita, para a morte. Uma tarde o rei vislumbra da sua janela uma jovem mulher de uma grande beleza, que se banhava. A fim de saber quem ela era, mandou alguém para descobrir ao que lhe disseram que era Bathsheba, a esposa Uriah. Mandou buscá-la, ela veio e deitou-se com ele. Contudo, ela engravidou e foi à presença do rei para o fazer saber; de modo a encobrir o escândalo, David enviou o marido de Betsabé para o campo de batalha, de modo a que este morresse, o que se veio a verificar. Passado o tempo de luto, David casou com ela mas este acto não agradou a Deus, que enviou o profeta Natan de modo a confrontar o soberano. Como castigo Deus haveria de tirar a vida ao filho de ambos que morreu após sete dias do seu nascimento
Betsabé é representada ora nua ora com roupa interior muito delicada, dentro de uma fonte ou de um rio que se encontram num jardim. O rei David observa-a da varanda do seu palácio. Por vezes, tanto o rei como Betsabé aparecem acompanhados por criados, e em alguns exemplos os emissários do David entregam a esta uma missiva. A imagem/iconografia do banho, pode aparecer como parte de um ciclo narrativo da vida do rei ou então de forma independente. O banho de Betsabé é interpretado como uma imagem da Igreja purificada pelo baptismo e salva do demónio, personificada na pessoa de David.
"O banho de Betsabé. Breviário de Leonor de Portugal, 1500-1510, Bruges (Bélgica). Nova York, The Pierpont Morgan Library, Ms. M. 52, fol. 329r.
Ref. bibliográficas: RÉAU, Louis (2000) (1ª ed. 1953-1956): Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. El Antiguo Testamento. Ediciones del Serbal, Barcelona.
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In the fonts, the bath of Bathsheba or Bathsheba at her Bath is refered in the Old Testament:
- 2 Samuel 11:2-4 "One evening David got up from his bed and walked around on the roof of the palace. From the roof he saw a woman bathing. The woman was very beautiful, 3 and David sent someone to find out about her. The man said, “She is Bathsheba, the daughter of Eliam and the wife of Uriah the Hittite."
This Iconography appears always associated to King David, who sents Uriah, hittite, to death. One afternoon the king sees upon his window a lovely, young and beautiful woman, who was bathing. King David, to discover who she was, sent a servant to find it out. The servant told him that she was Bathsheba, wife of Uriah. The king ordered her presence and he layed down with her. She got pregnant and went to the King to know what to do. David sent Bathsheba husband to the battlefield, so that he would die. After the mourning time David married Bathsheba, which did not please God, Who sent Natan the prophete so that he would confront the King. As a punishment, God would take their son life, who indeed died at the seventh day of birth.
Bathsheba is represented naked or with delicated clothes, in a fontain or in a river inside a garden. King David watches her from the balcony of his palace. Sometimes, the king and Bathsheba appear surrounded by servants, and in other examples the emissaries of David deliver to Bathsheba a letter. The iconography of the Bath may appear as a part of a narrative cycle of King David's life or in an independant cycle.
RÉAU, Louis (2000) (1ª ed. 1953-1956): Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. El Antiguo Testamento. Ediciones del Serbal, Barcelona.
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