terça-feira, 25 de novembro de 2014

A Iconostasis




Nas igrejas do século III do Oriente, templon era uma parede aberta que separava a nave do santuário (bema). Mais tarde, por volta do século IX,imagens da Virgem e de Cristo foram adicionadas entre as suas colunas. No século XIV os ícones começaram a ser organizados em filas, de acordo com estritas regras iconográficas e teológicas. No fundo, directamente acessível ao crente, estão representados ícones de Cristo, da Virgem, do Arcanjo Miguel e do santo patrono da igreja. A segunda fila inclui ícones individuais de formato grande, como São João Baptista, a Virgem e vários santos, numa composição conhecida por Deesis, como intercessores ou também ao lado de Cristo entronizado. O terceiro registo apresenta ícones das doze grande festas litúrgicas Bizantinas. Este ciclo é chamado de Dodekaortom; as iconostasis mais complexas podem incluir, catorze, dezaseis ou até mais festas. Os dois registos superiores são dedicados aos patriarcas e profetas e estão centrados, respectivamente, em ícones da Trindade e da Virgem. A iconostasis é lida na horizontal mas também na vertical, ao longo da simetria axial (desde a Trindade acima até à Anunciação abaixo) criado pelas portas reais

(Falarei das "portas reais" numa próxima)

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The Iconostasis

In third-century churches in the East, the templon was an open wall separating the nave from the sanctuary (bema). Later, around ninth century, images of the Virgin and Christ were added between ist columns. In the fourtheenth century, icons begab to be arranged in tiers, according to strict iconographical and theological rules. At the bottom, directly acessible to the faithful, are icons of Christ, the Virgin, the archangel Michael and the patron saint of the church. The second tier includes large-format individual icons, with Saint John the Baptist, the Virgin, and various saints, in a composition known as the Deesis, as intercessors on either side of the enthroned Christ. The third register features icons of the twelve great Byzantine liturgical feasts. This cycle is called the Dodekaorton; the more complex iconostasis might include fourteen, sixteen, or even more feasts. The two upper registers are devoted to the patriarchs and prophets and are centered, respectively, on icons if the Trinity and of the Virgin. The iconostasis thus is is read horizontally, but also vertically, along the symmetrical axis (from the Trinity above to the Annunciation below) created by the royal doors.

(I will talk about royal doors in a next post)

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