quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Alegorias - Comparação Antigo e Novo Testamento






Rico em detalhes iconográficos, este painel de Hans Holbein resume claramente as diferenças entre o Antigo e o Novo Testamento e a mensagem de cada um.
O tema central deste painel, encorajado pela Reforma Anglicana tem do lado esquerdo o Antigo Testamento e do direito o Novo Testamento. Logo à frente, sentado, o Homem é confrontado entre duas escolhas: à sua esquerda encontra-se o profeta Isaías, cuja frase em latim aos seus pés, "eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho" o indica como um pregador do futuro Messias. Ainda desse lado, vemos no cimo do rochedo Moisés, que recebe das próprias mãos de Deus a lex - lei que o Homem não cumpriu, figurado na presença de Adão e Eva seduzidos pela Serpente que comem o fruto e por isso são expulsos do Paraíso, condenando o Homem à morte e ao pecado, representado pela figura da própria Morte - o esqueleto no sarcófago. Ainda ao fundo, vemos a representação de uma serpente sobre um poste e o povo que se desespera perante ela. Isto remete-nos para a passagem da Bíblia, Números 18:22, acerca da rebelia do povo hebreu, liberto do Egipto que não tinha o que comer nem beber e por isso pecou contra Moisés e contra Deus. Este, enviou como forma de castigo uma série de serpentes que morderam e mataram muita gente. Arrependidos clamaram a Moisés que pedisse a Deus que parasse a maldição, e Deus ordenou-lhe então que colocasse numa haste uma serpente de bronze. Quem fosse mordido e olhasse para ela nao morreria. Contudo, nem a serpente de Moisés foi capaz de salvar o Homem do pecado, Nota-se ainda que o lado esquerdo da árvore se encontra seco e morto, e que o céu está coberto de trevas.
No lado direito, o Novo Testamento, apresenta-nos imediatamente João Baptista que consegue ficar a atenção do Homem para a mensagem que está a pregar: "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo". No cimo da colina vemos Maria, que recebe a graça de vir a ser Mãe de Cristo anunciado por um Anjo que, como premonição, traz consigo uma cruz. Maria, pelo seu gesto de aceitação salva a Humanidade do pecado e é vista como a nova Eva. Em cena, ao fundo, vemos também o anuncio aos pastores da vinda do Messias que é entregue como Agnus Dei - o Cordeiro de Deus para remissão dos pecados e, por consequência torna-se no novo Adão. A morte é vencida, pela imagem da ressurreição de Cristo que sai com o estandarte da vitoria do proprio túmulo, e a àrvore que floresce como símbolo de vida eterna.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim