quarta-feira, 12 de novembro de 2014

São Martinho







Hoje é dia de São Martinho, festa do Santo patrono da minha cidade, Penafiel, que fica situada no norte de Portugal. Por isso deixo-vos a imagem do Santo que se venera na igreja Matriz da minha cidade.

São Martinho de Tours, (cerca de 315-394), estabeleceu o primeiro mosteiro francês e é padroeiro da França. Nascido na Panónia, Hungria e educado na Itália, foi baptizado como Cristão, em França, cerca de 339, ainda como oficial romano. Durante uma noite muito fria, em Amiens, ele tirou o seu manto, cortou-a com a sua espada e deu metade da mesma a um pedinte que estava nu. Mais tarde, Cristo apareceu-lhe e ele resignou ao seu posto no exército para viver uma simples vida de ermita, mas foi forçado a aceitar o bispado de Tours depois depois do seu local de esconderijo ter sido denunciado por um ganso que grasnava.

Festa litúrgica: 11 de Novembro

É patrono dos mendigos,alcoolicos e invocado contra a pobreza, mas também de diversas profissões como soldados, alfaiates, produtores de vinho, cavaleiros;

Atributos iconográficos: O mais comum é ser representado como um jovem, sentado a cavalo que divide o seu mando a meio com o mendigo, e por vezes o ganso. Pode também ser representado como bispo, dado que foi bispo de Tours.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim