domingo, 16 de novembro de 2014

As "Condições Louváveis" de Maria



" Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo..."

A Anunciação é um dos temas mais importantes e mais representados em termos iconográficos e simbólicos: ele é o ponto de partida para todo o Cristianismo, pois é aqui que é anunciado o nascimento de Cristo. Já no século II, nas catacumbas de Santa Priscila, em Roma, a arte paleocristã se confrontava com este tema: o anjo em pé, diante da Virgem, mão direita levantada como quem fala e Maria que acolhe a palavra sentada numa cadeira com espaldar, afirmando assim a sua superioridade em relação ao anjo.
Neste tema, Maria apresenta cinco "estados louváveis" aquando do momento em que é visitada pelo anjo e que este lhe revela que é a escolhida por Deus para carregar no seu ventre o Messias prometido.

Conturbatio= Inquietação - Na primeira imagem vemos Maria numa posição quase de afastamento, com as palmas das mãos voltadas para fora como que demonstrando o espanto pelas palavras que acabara de ouvir, daí a "perturbação", quase incredulidade e até um certo afastamento.

Cogitatio = Reflexão - Depois do espanto inicial, mas humilde, eis que Maria se questiona. Apesar de ser uma iconografia pouco representada na arte - pois Maria era a Mulher escolhida humilde e submissa - a Mãe de Cristo reflecte sobre a mensagem, como que a interioriza, geralmente com as mãos caídas ou então descansadas sobre a Bíblia onde estaria a meditar quando o anjo se aproximou.

Interrogatio = Interrogação - Neste tipo de iconografia, mostra Maria de lado, com a sua mão direita levantada, em atitude de quem fala e questiona o Anjo sobre as suas palavras, pois se era virgem como poderia conceber? Ela não questionou se o faria ou não, mas somente como isso seria possível.

Humiliatio = Submissão - A palavra humilhação é um pouco forte para ser usada neste contexto mas antes submissão. Submissão, pelo acto de aceitar humildemente a grande responsabilidade e honra que é ser Mãe de Jesus. A iconografia da Anunciação repete muito este estado de "humiliatio" onde Maria se encontra de joelhos no oratório ou reclinada, de mãos cruzadas sobre o peito e de cabeça baixa.

Meritatio = Mérito - O meritatio mostra a alegria interior que Maria demonstra por tr sido a eleita. o Anjo não está mais representado, já partiu, mas no seu ventre encontra-se Deus feito Homem.

ref. bibliográficas - Gianfranco Ravasi, Os rostos de Maria na Bíblia

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim