A principal causa para a inclinação do Homem para o pecado é
pela acção do Demónio. A interpretação cristã do Genesis reconta a Queda do
Homem e a sua expulsão do paraíso terreste, consequência do pecado original,
cometido como resultado da fraude cometida pelo diabo em relação a Eva.
Gradualmente, a representação da tentação, começa a tornar-se limitada a certo
episódios da vida de alguns santos que eram invocados precisamente porque
suportaram terrivelmente os enganos e as tentações.
De todos os seres diabólicos que tentam e torturam Santo
António, na pintura, aquele representado com chifres brancos e asas de morcego
é o que melhor representa a imagem do mesmo no imaginário popular. O livro das
sagradas escrituras é a força que ajuda a vencer a tentação: por este motivo um
dos demónios, de rosto feio e contorcido, tenta roubar o livro do santo. Ao
fundo, na paisagem, os olhos de um demónio aparentemente parecem supervisionar
os esforços para distrair o santo do ascetismo e oração.
Matthias Grunewald, As tentações de Santo Antão, 1512-16,
Colmar, Museé d'Unterlinden.
0 comentários:
Enviar um comentário