O templo apresenta quinze
degraus, tal como os Salmos do Antigos Testamento, conhecidos como Graduais,
que os peregrinos recitavam enquanto subiam. No topo, a figura do
Sumo-Sacerdote recebe Maria, surpreso e orgulho pela confiança da pequena
criança. Maria tinha apenas três anos quando Ana e Joaquim, seus pais, a
entregaram no templo,mas como nos relata o Evangelho de Pseudo-Mateus
(Apócrifo), a sua maturidade e determinação ao caminhar fizeram-na assemelhar a
um adulto. Talvez por este motivo a arte representa Maria como uma menina mais
velha. A pré-figuração contida na ffirmeza de Maria em não olhar para trás,
vemo-la na figura antitética da esposa de Lot, que não resistiu à tentação de
olhar para trás e terminou transformada numa estátua de sal. Contudo, não
existem referência bíblicas ou não bíblicas da tradição das primogénitas
(mulheres) serem apresentadas no templo. Também não há qualquer referência
acerca da permanência de crianças, rapazes ou raparigas, que habitassem no
templo. Provavelmente a ideia de que Maria foi entregue no templo surgiu para
explicar e justifcar a sua perpétua virgindade e santidade.
Mestre da Vida da Virgem (alemão
- colónia), Apresentação de Maria no Templo, século XV, Alte Pinakothek,
Munique.
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